Nesse vídeo eu pontuei alguns fatos que considero importantes. Listarei-os logo abaixo e, em seguida, deixarei o vídeo para quem ainda não viu.
- Entenda: TODOS TÊM SOTAQUE! E existem dezenas deles no Brasil. Dito isso, é de extrema importância que você entenda que não existe "o sotaque mais correto", "o português mais correto". Essa é uma grande ilusão, além de ser um enorme preconceito linguístico. Cada sotaque tem sua beleza e particularidades.
- SOTAQUES SÃO MARAVILHOSOS! Eles expressam a sua identidade e nada pode ser mais poderoso do que isso.
- Se você tem muito sotaque estrangeiro e acha que isso atrapalha os brasileiros te entenderem, a questão é diferente. É importante estudar, dominar a pronúncia e a entonação do português. Mas TENHA PACIÊNCIA! Nada vai acontecer do dia para a noite, esse aprendizado é um processo que poderá demorar um pouquinho, e somente após muita prática.
ALGUMAS DICAS:
- Escolha uma variação. De qual sotaque você quer se aproximar? Evite misturar sotaques, porque isso pode dificultar o entendimento.
- Pratique sua escuta. Crie o hábito de se gravar. Esse exercício é muito interessante e tem ótimos resultados, pois será o momento de você se escutar. Outra possibilidade é assistir a um vídeo no Youtube. Então, pause, repita o que foi falado, ouça-se, compare... a autoanálise é fundamental!
- Pratique com nativos. E peça para eles te corrigirem. Brasileiros não costumam fazer isso, mas nada como pedir com jeitinho...
- Preste atenção na entonação. Uma entonação "incorreta" pode confundir os falantes nativos ou até te fazer pronunciar palavras incorretas.
- E a última: desencane! Não faça a questão do sotaque ser um problema para você. Tá tudo bem :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário