Este vídeo faz parte da série "Bate-papo", publicada pelo canal Brasileirices (Youtube).
Abaixo está a transcrição do vídeo.
Transcrição do vídeo:
Olá, meus queridos! Sejam bem-vindos ao canal Brasileirices. Eu sou a Camilla e este aqui é mais um Bate-Papo!
Vocês pediram pra gente continuar, então vamos continuar batendo um papo aqui, eu e vocês...
Nós estamos no final de janeiro, e como todos vocês sabem, em fevereiro tem Carnaval aqui no Brasil, e é, sem dúvida alguma, a maior festa popular que existe no país. Embora o Carnaval não seja uma festa brasileira, é uma festa de origem europeia, nós brasileiros agarramos o Carnaval e, enfim, hoje em dia é uma grande expressão popular no Brasil e nós adaptamos várias coisas do Carnaval pra gente poder aproveitar aqui no Brasil.
Hoje eu trago um tema polêmico para vocês! Porque muitas vezes um estrangeiro tem a ideia que todo brasileiro AMA o Carnaval, mas você sabia que tem muito brasileiro que ODEIA o Carnaval? Bom, eu acho que isso é normal, a gente não é obrigado a gostar ou não gostar de certas coisas. E eu tenho certeza que, sei lá... Deve ter um monte de mexicano que odeia o Dia dos Mortos, ou algum chinês que odeia o Ano Novo Chinês. Sei lá, nós não somos obrigados a amar, gostar ou sequer participar das festas populares dos nossos países. E aqui no Brasil não é diferente. Tem muito brasileiro que não gosta de Carnaval e aproveita a data, que é um grande feriado, pra descansar e ir para a praia, ir para o interior, e não participar de nenhuma festa. E outras pessoas odeiam mesmo... "Eu odeeeeio o Carnaval"... e geralmente são aquelas pessoas que atacam mais as outras pessoas, pessoalmente ou pelas redes sociais, e falam muito mal da festa.
Bom, eu AMO o Carnaval! Eu acho que é a minha festa favorita no Brasil. Eu adoro o Carnaval, eu amo o verão, e é uma festa de verão, é uma festa de rua... e eu amo a rua. Então, é uma festa que combina muito comigo. Eu vou contar pra vocês um pouco da minha experiência com o Carnaval e também explicar pra vocês que existem vários tipos de Carnaval no Brasil. E talvez, não sei, mas talvez alguns de vocês acreditem que o Carnaval é somente aquela festa que é mostrada na televisão, com os desfiles dos carros alegóricos das escolas de samba. Bem, aquele Carnaval que nós vemos na televisão é um tipo de Carnaval que existe no Brasil. São Paulo e Rio de Janeiro possuem os maiores carnavais que acontecem nesses locais fechados. Em São Paulo, esse desfile acontece em um local chamado Sambódromo, e é sempre na sexta-feira de Carnaval, né, antes do Carnaval, e no sábado. E no Rio de Janeiro, é em um local chamado Sapucaí, que é depois disso (eu acho que é domingo e segunda ou segunda e terça, eu não tenho muita certeza porque eu moro aqui em São Paulo). É um festa "privada", não é bem uma festa, é um desfile, e nós chamamos as equipes que participam desse desfile de escolas, então são várias escolas de samba, e na realidade nada mais é do que uma competição. Então, ao final desse desfile, existem pessoas que vão fazer votações por várias seções, existe um especialista que só vai analisar a fantasia, e são várias pessoas. Uma outra equipe que só vai analisar a letra do samba. Então é uma super competição, é super sério no Brasil, envolve muito dinheiro, inclusive, e é uma festa privada, porque para fazer parte desse desfile você precisa pagar, não é barato, e é só uma noite. Costuma começar umas nove, dez horas da noite, várias escolas fazem os desfiles, e isso termina lá pelas oito da manhã. Eu já fui pro Sambódromo uma vez, eu era adolescente ainda, então eu ainda lembro de muita coisa e foi inesquecível! É uma festa linda, é maravilhoso, uma arte, as danças são maravilhosas, a bateria, quando passa perto de você, seu coração vai junto... eu me emocionei muitas vezes, e principalmente porque eu amo samba, então foi algo realmente muito especial para você. Foi lindo, todos aqueles carros, aquelas coisas que eles fazem, e a cada ano esses desfiles estão mais tecnológicos, então cada ano é um show maior, uma apresentação mais bonita e, enfim, é bem legal!
Mas, se você não tem dinheiro, ou como nós falamos aqui no Brasil: se você está sem GRANA, você não vai pro Sambódromo, você não vai pra Sapucaí, ou seja, você não vai para esses locais privados, então o seu Carnaval será na rua! E o Carnaval na rua é o que nós chamamos de BLOQUINHOS, ou BLOCOS DE CARNAVAL. Tem milhares de blocos por todo o Brasil, existem sites e aplicativos com a programação dos blocos, e são festas na rua. Eu geralmente participo desse tipo de Carnaval, eu gosto muito e eu acho que o Carnaval é também uma festa muito democrática. Se você quer participar, você participa; se você não quer participar, você não participa! Você escolhe o bloco que você quiser, a rua que você quiser. E geralmente nessa época do ano, o Brasil respira Carnaval, especialmente nas grandes cidades que têm Carnaval e as cidades do interior que são muito conhecidas por terem carnavais super especiais. Então, o Carnaval neste ano ainda não começou, é uma festa em fevereiro, mas agora em janeiro já tem PRÉ-CARNAVAL, então todo fim de semana tem blocos menores, bem pequenos comparado ao que é o Carnaval de verdade, mas é uma época que já tem aquela energia de Carnaval, as pessoas já estão com glitter em todos os lugares do corpo, fantasia, cor, enfim, eu gosto, eu gosto muito!
A pessoa que participa do Carnaval, nós temos uma palavra específica pra isso, que é FOLIÃO. O folião é o participante do Carnaval, que vem da palavra FOLIA, que significa festa, diversão. Então, no Carnaval, os foliões participam da folia. E para falar sobre Carnaval, nós temos um verbo muito especial para utilizar que é PULAR. E nós usamos essa expressão: "pular Carnaval". Então, vocês: onde vocês pularam Carnaval no ano passado? Vocês já pularam Carnaval alguma vez? Já vieram para o Brasil participar de algum Carnaval? Tem Carnaval no país de vocês? Eu quero saber, por favor, me contem tudo, tudo, tudo.
Como eu falei, existem várias expressões de Carnaval por todo o Brasil, claro que Rio e São Paulo são as cidades mais famosas do Carnaval simplesmente por serem a cidade onde a mídia está mais presente, é o que nós vemos na televisão. Mas em todo o Brasil tem Carnaval, o Carnaval no Nordeste é muito especial também, especialmente na Bahia e especialmente em Recife e Olinda, são carnavais que são muito famosos, têm uma energia muito especial. Na Bahia, especialmente, em todo o Brasil, mas vamos falar um pouquinho da Bahia... Quando você pula Carnaval na Bahia, existe um sistema um pouco diferente, existe uma coisa chamada ABADÁ, que é uma roupa especial que você coloca dependendo do show ou do bloco que você vai participar, e muitas vezes esses abadás são pagos. O seu "ingresso" para participar daquela apresentação é o seu abadá, que é uma camisa que você coloca por cima. Aí eu não acho tão legal, porque precisa pagar, enfim, tem uma série de polêmica em volta dessa questão, algumas pessoas concordam, outras não, e quando você participa do Carnaval na rua, aquele grande caminhão onde os artistas ficam em cima cantando, esse carro se chama TRIO ELÉTRICO. Então nós pulamos Carnaval atrás do trio elétrico, ou nós seguimos o trio elétrico durante o Carnaval de rua.
Eu já estou mais do que preparada, vou passar o Carnaval aqui em São Paulo mesmo, amaria participar do Carnaval no Nordeste, meu grande é ir para Recife e Olinda no Carnaval, mas por enquanto eu não tive nenhuma oportunidade. Mas não tem problema, o Carnaval de São Paulo é maravilhoso, se você estiver aqui em São Paulo, ou, enfim, se você estiver no Brasil, tenho certeza que vai ser super especial e se você não gosta de festa, se você não gosta de folia, não tem problema nenhum, vai ser bom também! Porque é feriado. O feriado é oficialmente na terça-feira, mas nós sempre fazemos o que chamamos de PONTE, então a segunda-feira geralmente as pessoas não trabalham e participam do Carnaval, e muitas empresas retornam o trabalho somente na quarta-feira, após o meio-dia. Essa quarta-feira nós chamamos de "quarta-feiras de Cinzas", porque é um dia triste... porque acabou o Carnaval!
Enfim, muitas pessoas têm aquela ideia de que o ano novo só começa de verdade depois do Carnaval, algumas pessoas têm essa ideia, e infelizmente algumas empresas e órgãos públicos realmente pensam assim, só retomam as atividades de verdade depois do Carnaval, mas essa é uma realidade que tem mudado muito no Brasil.
É isso aí então, eu espero que vocês tenham gostado desse bate-papo. Conversem comigo aqui embaixo nos comentários e nós nos vemos numa próxima! Não deixem de seguir o Brasileirices lá no Facebook e agora nós também temos Instagram! Então siga o canal por lá, somo @canalbrasileirices no Face e no Insta.
Super beijo e até o próximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário