terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O que fazer em Belo Horizonte

Belo Horizonte, ou simplesmente BH, é a capital de Minas Gerais, o Estado brasileiro mais famoso por seus pães de queijo, cachaças e doces de leite. Com área de aproximadamente 330 quilômetros quadrados e população de dois milhões e meio de pessoas, BH é cercada pela Serra do Curral e é uma excelente opção de turismo para quem deseja fugir um pouco das praias e curtir o clima mineiro que mistura história e modernidade.
A seguir, algumas sugestões de pontos turísticos, restaurantes e bares para conhecer.


GASTRONOMIA

1. Café com Letras
O Café com Letras mistura um cardápio requintado com livros e música. Um lugar excelente para quem deseja almoçar, jantar ou simplesmente tomar um café rodeado por um ambiente aconchegante com um bom jazz ao fundo. No espaço acontecem apresentações de música, lançamentos de livros e o que há de melhor no cenário cultural de BH.


Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi - BH 


2. A Pão de Queijaria
Um sanduíche de pão de queijo?
N'A Pão de Queijaria isso é possível!
Um lugar delicioso que consegue harmonizar o tradicional com o moderno. Cheio de quadrinhos na parede e um cardápio com as melhores combinações mineiras, esse lugar conquistou meu coração com as opções de pães de queijo: canastra (nosso pedido), salitre, parmesão, d'alagoa e gruyère.


Rua Antônio de Albuquerque, 856 - Savassi - BH 

3. Maleta
O que você mais vai encontrar em BH são bares, especialmente ambientes "sem frescuras" como são os tradicionais botecos. No Maleta, um edifício que é referência em BH por ter uma grande variedade de bares e frequentadores, você vai encontrar deste botecos a restaurantes com pratos e drinks mais sofisticados. É uma ótima sugestão para curtir a noite em BH, especialmente no segundo andar do prédio.

Foto: Guia BH
Rua da Bahia, 1148 - Centro - BH 

4. Guaja 
Guaja foi um achado! Esse lugar é um coworking, mas durante a noite abriga o Bar do Convés, um terraço descoberto da casa que serve hambúrgueres e drinks. Quando fomos, pedimos uma porção de mandioca frita que foi a melhor que já comi até hoje e um drink feito com cachaça.



Avenida Afonso Pena, 2881 - Centro - BH 



TURISMO

1. Mirante do Mangabeiras e Praça do Papa
Um lindo lugar para ver BH e descobrir por que a cidade possui esse nome :)
Para curtir o pôr-do-sol ou simplesmente admirar a paisagem, o Mirante é um excelente lugar para ir. Próximo dali está a Praça do Papa, uma boa opção para quem planeja fazer um piquenique. Uma curiosidade é que às segundas-feiras o Mirante é lotado de noivas e noivos!! Muitos casais fazem seus álbuns de casamento por lá. Outra coisa: se estiver por lá de carro, vá à rua do Amendoim. Não vou contar o que você vai encontrar por lá, mas digo que é um lugar obrigatório - e muito curioso - para conhecer em Belo Horizonte.




2. Parque Municipal e Feira Hippie
Ficamos hospedados ao lado do Parque, um lugar delicioso para relaxar e curtir um pouco da natureza e da calmaria do lago. No parque está o Palácio das Artes e aos domingos tem a Feira Hippie, cheia de comida e artesanato mineiro.

Foto: Guia BH

3. Praça da Liberdade
Ideal para quem quer conhecer mais sobre a história de Minas Gerais, a Praça da Liberdade é um local tranquilo que foi construída na época da fundação da cidade (1895-1897). Lá ficava a sede do Poder de Minas Gerais e hoje possui diversos museus e locais interessantes em seu circuito, como o CCBB, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Estadual.

Foto: ABIHMG



4. Pampulha
Sem dúvida, um dos principais cartões postais de Belo Horizonte.
A Lagoa da Pampulha respira a proposta modernista dos anos 1940 e é referência para a arquitetura brasileira. Além disso, a lagoa possui 18 quilômetros de extensão, ótimo para correr ou pegar uma bicicleta e curtir o lindo visual que mistura natureza com arte: de Burle Marx e Niemeyer a Portinari.





HOSPEDAGEM 

Os melhores locais para hospedagem são os bairros Savassi e a região do centro. 
Eu fiquei em um Airbnb em frente ao Parque Municipal e não poderia deixar de recomendá-lo a vocês, pois foi a melhor experiência com o site que já tive. Para quem se interessar, é este aqui

Vista do apartamento que nos hospedamos


Como chegar do aeroporto de Confins

Para chegar ao centro de Belo Horizonte do Aeroporto de Confins, há três maneiras (preços de janeiro/2017):

1. UBER
A corrida sairá por volta de setenta reais.

2. Conexão Aeroporto 
O ônibus sai por volta de trinta reais por pessoa e existe uma parada na Álvares Cabral. 

3. Conexão Aeroporto para Rodoviária 
O ônibus sai por volta de treze reais por pessoa, passa pelo Aeroporto da Pampulha e deixa os passageiros na Rodoviária de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário